PÁGINA INICIAL
+ 51 3655 9085
VALE VERDE
Quinta-feira, 28/03/2024
NOTÍCIAS
24.05.2023
Encontro regional de mulheres e jovens trabalhadores sobre diversificação no campo lota ginásio da Comunidade Evangélica
Ocorreu durante toda esta terça-feira, 23, o Encontro Regional de Mulheres e Jovens Trabalhadores Rurais de 2023 com o tema “Diversificação no campo como modo de desenvolvimento regional”, em um ginásio da Comunidade Evangélica de Vale Verde lotado. No local também havia exposição de artesãos do município, assim como a Secretaria de Saúde esteve presente auferindo pressão e vacinando a população com técnicos de enfermagem, agentes de saúde e enfermeira. O deputado Federal Heitor Schuch compareceu ao encontro.
Na abertura do evento, o prefeito Carlos Gustavo Schuch fez uso da palavra e destacou que encontros como esse são muito importantes, ainda mais quando se trata de Vale Verde, que tem quase 88% da arrecadação vinda da área primária, da agricultura. “Temos de aproveitar oportunidades como essa para que saiamos daqui com novas ideias, parcerias, para o fortalecimento do nosso agricultor, que tem no tabaco o carro chefe, que sempre defendo, mas que hoje vemos que precisa cada vez mais da diversificação”, salientou. Após, também fizeram o uso da palavra o vice-prefeito Ricardo Froemming (Feijão); coordenador da Regional Sindical Vale do Rio Pardo e presidente do Sindicato dos Trabalhadores Rurais (STR) de Santa Cruz do Sul, Sérgio Luiz Reis; presidente da Cooperativa Sicredi Vale do Rio Pardo, Heitor Petry; coordenadora Regional da Emater, Lucia de Souza; supervisora de Projetos Sociais da JTI, Marines Kittel; e coordenadora regional das mulheres do sindicato, Salete Faber.
Depois, o encontro seguiu com a história de vida de cases de diversificação familiar, com representantes de Passo do Sobrado Catiucia Neitzke (gado de leite e cultura de subsistência), Eluana Lopes Konzen (Lar das Flores), Márcia Moraes (Balneário Moraes), Ericles Raymundo (Ferreiro Sabores, agroindústria de geleias) e Vanessa Ferreira (Agroindústria de Embutidos Ferreira). De General Câmara, Maria Alfa (Santo Queijo); de Venâncio Aires, Aline Palhares (agricultora familiar); da Coopervac de Vera Cruz, Dais Schubert e da Coopercaf de Cachoeira do Sul, Jordana Schutz, sobre cooperativismo, PAA e outros temas; e de Vale Verde, Vanessa Schuch (força da mulher e superação); palestra motivacional com o tema “Construindo uma vida feliz” com o palestrante uruguaio Lenard Maurício e antes do almoço gratuito ocorreu uma sessão de alongamento.
À tarde, aconteceram duas apresentações do projeto de oficina de música do Cras municipal com o professor Ricardo Etges e seus alunos, além de teatro dos Clubes de Mães de Vale Verde As Margaridas e Sempre Unidas, encerrando com uma fala de representantes do Mercadão dos Óculos sobre saúde visual e o fim dos trabalhos com explanações da organização do evento.
A organização foi da Comissão Regional de mulheres trabalhadoras rurais do Vale do Rio Pardo e Baixo Jacuí com participação do Executivo Municipal. Emater-RS/Ascar, JTI, Governo do Estado, Sicredi e a STR de Venâncio Aires extensão de base de Vale Verde foram apoiadores da iniciativa.
Jornalista:Guilherme Ubatuba Teixeira