PÁGINA INICIAL
+ 51 3655 9085
VALE VERDE
Sexta-feira, 19/04/2024
NOTÍCIAS
15.09.2022
Diversificação, agroecologia, feira pedagógica e sucessão rural foram assuntos tratados pela Efasc em visita ao prefeito
Esses foram alguns dos assuntos abordados em uma reunião ocorrida no gabinete do prefeito Carlos Gustavo Schuch com representantes da Escola Família Agrícola de Santa Cruz do Sul (Efasc) nesta quinta-feira, 15.
Na oportunidade, foi entregue um relatório das atividades de 2021 como forma de prestação de contas, bem como uma revista sobre o projeto “Juventudes e Agroecologia” organizada pela Associação Gaúcha Pró-escolas Famílias Agrícolas (Agefa), Efasc em parceria com a Fundação Banco do Brasil.
A Prefeitura de Vale Verde tem uma parceria com a escola para o oferecimento do transporte aos 11 estudantes do município, sendo nove no ensino médio e dois em estágio. Segundo o chefe do Executivo, a parceria será renovada para 2023. “É uma forma de ajudarmos tanto alunos quanto as próprias famílias, já que muitos deles planejam colocar em prática o conhecimento obtido em suas propriedades, de forma a auxiliar os pais ou investir em algo novo na agricultura”, explicou.
Diversos outros assuntos foram tratados, como que em 2022 foi o primeiro ano com retorno 100% presencial das atividades. Ademais, a necessidade do planejamento da propriedade, empreendedorismo no campo, plantas medicinais, independência financeira dos jovens via acesso a um programa de aprendizagem profissional em parceria com 12 empresas da região também estiveram em pauta. Conforme o coordenador institucional da Efasc e secretário-executivo da Agefa, mantedora da Efasc, Adair Pozzebon, 70% das famílias são produtoras de tabaco e 89% envolvidas com a agricultura familiar.
No relatório de atividades entregue ao Executivo consta que atualmente são 142 estudantes e suas famílias em processo de Formação Integral de 11 municípios do Vale do Rio Pardo, sendo 322 já formados nos 13 anos de Efasc. Vale Verde, com nove estudantes, é o terceiro com o maior número de representantes, ficando somente atrás de Santa Cruz do Sul (45) e Venâncio Aires (11). Ao todo, são nove egressos do município desde a inauguração da escola.
Além do chefe do Executivo, participaram o vice-prefeito Ricardo Froemming, presidente da Câmara de Vereadores, Guilherme Ubatuba, coordenador institucional da Efasc e secretário-executivo Agefa, Adair Pozzebon, presidente da Agefa, Márcio Manske, secretária de Educação, Patrícia Gerhardt e a agente de saúde, mãe de uma aluna valeverdense e membro do conselho da Agefa, Rosana Florentino.