PÁGINA INICIAL
+ 51 3655 9085
VALE VERDE
Sexta-feira, 19/04/2024
NOTÍCIAS
29.08.2022
Encontro regional de turismo apresentou experiências de sucesso e evidenciou oportunidades na região dos vales
Na tarde da quinta-feira, 25, a Associação de Turismo da Região do Vale do Rio Pardo (Aturvarp), juntamente com a Prefeitura de Vale Verde, realizou o 1º Encontro Regional com o tema: “Turismo e oportunidades na região dos Vales”.
O evento teve como local o refeitório da Comunidade Evangélica e contou com a presença do secretário estadual do Turismo, Raphael Ayub, o qual se pronunciou no início do evento e no encerramento, onde apresentou ao púbico, um cenário do turismo estadual, e principalmente as oportunidades e as ações, que o Governo do Estado vem fazendo, para incentivar e incrementar o turismo nos municípios e nas regiões.
O prefeito Carlos Gustavo Schuch abriu o evento agradecendo a presença de todos, e elogiando os empreendedores, que ousam investir, e com experiência e conhecimento, conseguem transformar seu investimento num local de grande procura pelos turistas. “Sabemos que o turismo é um grande desafio, e não se faz somente com belas paisagens, mas com um conjunto de ações e iniciativas, que acabam atraindo os turistas, gerando emprego, renda e visibilidade aos municípios”, destacou o prefeito.
O presidente da Associação de Turismo da Região do Vale do Rio Pardo, Djalmar Marquardt, agradeceu a presença de todos e ressaltou a importância do evento, fortalecendo a parceria das Instâncias de Governança Regional Vale do Rio Pardo e Taquari (IGRS), e a força do protagonismo e empreendedorismo de Vale Verde. “Esses eventos geram oportunidades de investimentos, que estão surgindo em grande número na região, tudo acompanhado de perto pela presença do secretário de Turismo do Estado”, destacou Marquardt.
Segundo a turismóloga e assessora da Aturvarp, Claudiana Y Castro, a Associação de Turismo do Vale do Rio Pardo, é a janela do turismo da região, “sendo que nosso objetivo é fomentar o turismo, seja por meio da organização dos municípios e seus empreendedores, seja pela divulgação dos seus potenciais, e para que isto aconteça, a Associação está há 25 anos realizando novas parcerias, buscando integrar o setor público com o setor privado”, disse Claudiana.
EMPREENDIMENTOS DE VALE VERDE
Na oportunidade três empreendedores de Vale Verde apresentaram seus estabelecimentos ao público presente, contando suas dificuldades, os desafios e os resultados positivos alcançados. A proprietária do Sitio Buraco Fundo, Paula Kist, iniciou as palestras, seguida do proprietário do Refúgio Montevale, Felipe Moura, e do proprietário da Ecovale Experience, Lucas Knak. Esses empreendimentos têm chamado a atenção de turistas de várias localidades, inclusive de fora do estado e do país. Todos estão com mais de 90% de reservas desde que iniciaram.
Em seguida o prefeito de Encantado, Jonas Calvi, apresentou o Cristo Protetor, que é o mais novo local de turismo do Vale do Taquari, e que vem atraindo um grande público, que já visitava a imagem antes mesmo dela ficar pronta. Calvi também falou das oportunidades e dos desafios enfrentados, e do crescimento que Encantado vem tendo nos últimos anos.
Em seguida o presidente da Associação de Turismo da Região dos Vales (Amturvales), Leandro Arenhart, fez uma explanação sobre o cenário turístico da região, onde exaltou as inúmeras possibilidades de fortalecimento do setor, que segundo ele, deve crescer muito nos próximos anos.
Arenhart deixou claro que não é somente a serra gaúcha que atrai turistas, “os quais não enxergam fronteiras, quando o atrativo turístico lhes interessa”, enfatizou o presidente.
O evento se encerrou com um coquetel oferecido pela Prefeitura de Vale Verde e organizado pela empreendedora de turismo, Michele Schulz, proprietária do café Chácara Tia Maria e idealizadora do projeto Caminhos da Roça.
PRESENÇAS
Participaram do encontro o vice-prefeito Ricardo Froemming, presidente da Câmara de Vereadores, Guilherme Ubatuba, secretária de Educação, Cultura, Desporto e Turismo, Patricia Gerhardt e Elimar Araújo Valle, coordenador da Região Turística Imperial Carbonífera e representante da (ASMURC) Associação dos Municípios da Região Carbonífera.
Também o presidente da Associação dos Protetores do Balneário Monte Alegre, Elton Herder; proprietário da chácara da Figueira Gigante, Fabio da Silva; proprietários da Morada dos Búfalos; Luis e Claudane Aguirre e proprietários da pousada Recanto Verde, Jair e Lovane Schulz.
Confira todas as fotos