PÁGINA INICIAL
+ 51 3655 9085
VALE VERDE
Sexta-feira, 19/04/2024
NOTÍCIAS
07.12.2021
População passa a contar com os benefícios das
Práticas Integrativas e Complementares em Saúde
Claudio Froemming
Terapeuta Taitiane Teixeira é a responsável pelas Práticas Integrativas juntamente com a assistente social Clarice Araújo, que coordena os atendiment

Teve início na quinta-feira, dia 2, o atendimento às Práticas Integrativas e Complementares em Saúde (PICS), que acontecem no Centro das Pics, em frente à Escola de Ensino Infantil Santa Izabel, sempre nas quintas-feiras.
No local são oferecidas práticas como: Reiki; reflexoterapia; auriculoterapia; medicina tradicional chinesa/ acupuntura; aromaterapia; fitoterapia; ventosa terapia; moxabustão; práticas corporais e mentais; terapia dos florais; plantas medicinais; aromaterapia; ayurveda e naturopatia, entre outras.

As práticas integrativas e complementares estão sendo oferecidas à população de Vale Verde com atendimentos pelo SUS, através de agendamento prévio, com o agente comunitário de saúde, o qual atua na promoção, proteção e prevenção da saúde no município.

As Pics oferecem abordagens individualizadas que integram corpo e mente, reforçando a vitalidade, e auxiliando na capacidade inata do sujeito para a autocura. Além disso, atua na manutenção da própria saúde do paciente, podendo contribuir significativamente para o aumento da eficiência e qualidade nos sistemas de saúde, tanto no cuidado, como na prevenção de doenças.

BENEFÍCIOS
As Práticas Integrativas e Complementares em Saúde trazem como benefícios a redução da dor, melhora na qualidade do sono, diminuição da tensão muscular, melhora da imunidade, redução do estresse, redução da ansiedade e melhora de quadros depressivos.

“Enfatiza-se a necessidade de uma mudança no estilo de vida, prática de atividades físicas e uma atenção na escolha nutricional. O uso das PICs, torna-se uma oportunidade para o paciente participar e ser o responsável no processo de melhora do seu quadro clínico, com a possibilidade de reduzir medicações e evitar efeitos colaterais”, destaca Clarice Araújo.

A secretária de Saúde, Jucimar de Fátima Dutra, conclui dizendo que as práticas são uma alternativa de combate a vários problemas, bem como, um ensinamento de como viver melhor e de forma mais equilibrada e saudável.

Jornalista:Claudio Froemming