PÁGINA INICIAL
+ 51 3655 9085
VALE VERDE
Sábado, 20/04/2024
NOTÍCIAS
07.08.2020
O que é o coronavírus?
Paula Roberta Kappel, médica da UBS de Vale Verde, explica a história e demais detalhes sobre o vírus
Guilherme Ubatuba Teixeira
“Os coronavírus são uma família de vírus, conhecida há muito tempo.” Essa informação foi repassada pela médica da Unidade Básica de Saúde (UBS, mais conhecida como Posto) de Vale Verde, Paula Roberta Kappel, em entrevista concedida nesta quinta-feira, 6, para explicar sobre o que é o coronavírus?
Os coronavírus, de acordo com a médica Roberta, são uma família de vírus, conhecida há muito tempo, responsável por desencadear desde resfriados comuns a síndromes respiratórias graves, como é o caso da Síndrome Respiratória Aguda Grave (Sars) e a Síndrome Respiratória do Oriente Médio (Mers). Recentemente, conforme ela, um novo tipo de coronavírus foi descoberto.
Esse vírus foi chamado inicialmente de 2019-nCoV e, posteriormente, nomeado de SARS-Cov-2. Essa nova espécie de coronavírus provoca a doença Covid-19 e se manifesta como um tipo de pneumonia. “O vírus ainda não havia sido identificada em humanos”, explica Roberta.
Os sintomas são parecidos com uma gripe comum, com sintomas como tosse, febre, falta de ar, coriza, dor de garganta, falta de apetite, perda do paladar e até mesmo episódios de diarreia. “Alguns casos, todavia, podem evoluir com um prognóstico mais reservado causando síndromes respiratórias mais graves”, detalha a médica da UBS de Vale Verde, Paula Roberta Kappel.
A recomendação para prevenir-se da doença é lavar as mãos regularmente, utilizar máscara de proteção individual, fazer a higienização das mãos utilizando álcool em gel e evitar tocar nos olhos, nariz e boca. “Recomenda-se também, como conta Roberta, evitar contato próximo com pessoas com sintomas de doenças respiratórias e aglomerações.
Jornalista:Guilherme Ubatuba Teixeira