PÁGINA INICIAL
+ 51 3655 9085
VALE VERDE
Terça-feira, 23/04/2024
NOTÍCIAS
27.07.2020
Secretário da Agricultura Familiar e Cooperativismo lança campanha em Vale Verde
Fernando Schwanke iniciou no município ação que vai destinar 20 mil máscaras a mais de 1.000 feirantes
Guilherme Ubatuba Teixeira
O secretário da Agricultura Familiar e Cooperativismo do Ministério da Agricultura Pecuária e Abastecimento (Mapa), Fernando Schwanke (MDB), realizou uma visita a Vale Verde para efetuar o lançamento de uma ação que contou com a parceria do Mapa, Emater/RS e empresa Phillips Morris do Brasil, com o objetivo de levar a todos os mais de 1.000 feirantes do Vale do Rio Pardo e do Litoral equipamentos de proteção individual (EPI’s) para o uso durante as feiras rurais. Ao todo, serão doadas 20 mil máscaras, 1.200 frascos de álcool gel e cartazes de conscientização da importância da prevenção contra a Covid-19.
Durante a ocasião, ele conversou com o prefeito Carlos Gustavo Schuch e, após, dirigiu-se até a Feira de Produtores Rurais e Artesanais (Feproarte) de Vale Verde para fazer o lançamento e doar os EPI’s. Então, no local, o prefeito Carlos Gustavo Schuch fez uma fala na qual agradeceu o apoio do secretário Schwanke na implementação do Programa de Aquisição de Alimentos (PAA) em Vale Verde, que recebeu recursos para a aquisição de gêneros alimentícios dos agricultores familiares do município, gerando renda e fortalecendo a economia do campo.
O prefeito também agradeceu o apoio de Schwanke em outro projeto viabilizado a partir da ida de Carlos Gustavo Schuch a Brasília em dezembro de 2019, que foi cadastrado na Plataforma + Brasil, e destinou R$ 138 mil para a compra de cinco toldos, cinco balanças e uma caminhonete para uso em eventos da agricultura familiar, feiras rurais, entre outras atividades, que devem ser entregues nos próximos dias. Além disso, Vale Verde deverá receber, de uma parceria com o Consórcio Intermunicipal de Serviços do Vale do Rio Pardo (Cisvale), outra camioneta para fortalecer as ações da inspeção municipal de produtos de origem animal.
“Estamos lá em Brasília, mas também perto do produtor. Somos um dos três maiores produtores de alimentos do mundo e a meta é sempre produzir mais e melhor. Optamos por realizar o lançamento desta ação em Vale Verde por termos uma relação boa com o prefeito Gustavo e por este ser um município reconhecido pela boa produção na agricultura regional”, destacou na sua fala o secretário da Agricultura Familiar e Cooperativismo, Fernando Schwanke.
O diretor técnico da Emater/RS, Alencar Paulo Rugeri, que também estava presente, salientou o trabalho de Schwanke no Mapa, dizendo que “é um orgulho termos o Fernando em Brasília, pois diversos projetos só foram implementados no Estado por conta de articulações dele.”
“Agradecemos o apoio do prefeito Gustavo. Da gosto de trabalhar aqui pelo retorno que temos, tanto dos nossos assistidos da Emater e da própria Prefeitura, que sempre nos auxilia no que pode”, frisou a gerente regional da Emater/RS, Lucia Souza.
O prefeito Carlos Gustavo Schuch também efetuou a entrega de uma cesta com produtos da Feproarte ao secretário da Agricultura Familiar e Cooperativismo do Ministério da Agricultura Pecuária e Abastecimento (Mapa), Fernando Schwanke (MDB), como forma de agradecimento a toda a ajuda recebida.
Diversificação
Durante a ocasião também foi debatida a importância da diversificação na nossa região, de uma nova cadeia produtiva na área rural que proporcione melhores oportunidades de renda para o produtor rural. Segundo Schwanke, isso já está ocorrendo, pois “a cultura do tabaco representa hoje 50% da renda das mais de 150 mil famílias de fumicultores nos três estados do sul; antes era 80%. Por isso temos de olhar com novos olhos para a tecnologia, tendo em vista que cresceu 74% o comércio de alimentos pedidos de forma digital neste período de pandemia”, pontuou. A tecnologia, de acordo com Schwanke, vem para auxiliar nas plantações. “Hoje somos referência, porque 36% dos agricultores fazem uso da tecnologia nas suas propriedades no Brasil, contra 24% nos Estado Unidos”, concluiu Fernando Schwanke.
Jornalista:Guilherme Ubatuba Teixeira