PÁGINA INICIAL
+ 51 3655 9085
VALE VERDE
Quinta-feira, 28/03/2024
NOTÍCIAS
14.07.2020
Estado divulga mapa definitivo das bandeiras e Vale Verde continua na laranja
Recurso apresentado no fim de semana foi aceito pelo governo do RS nesta segunda-feira
Guilherme Ubatuba Teixeira
O modelo prévio de distanciamento controlado do governo do Estado foi divulgado na última sexta-feira, 10, e a região 28, na qual o Vale do Rio Pardo faz parte, o que inclui Vale Verde, figurava na bandeira vermelha. No entanto, a partir do deferimento de um recurso técnico e científico encaminhado pela Associação dos Municípios do Vale do Rio Pardo (Amvarp), com apoio técnico do Consórcio Intermunicipal de Serviços do Vale do Rio Pardo (Cisvale), o governador Eduardo Leite anunciou na tarde desta segunda-feira, 13, que Vale Verde e os demais municípios da região 28 permanecem na bandeira laranja na classificação que vale nesta semana. A decisão foi anunciada durante transmissão ao vivo pelas redes sociais do Governo do Estado. Portanto, nada muda nas regras do comércio e demais setores no município.
A região apresentou melhoria na situação das hospitalizações, passando de 11 para sete; uma queda nos registros de novos óbitos, passando de três para um; também houve habilitação de 10 novos leitos para a Unidade de Terapia Intensiva (UTI) do Hospital Santa Cruz (HSC) e a maioria dos internados – sete no total – são de outras regiões do Estado. Com isso, os indicadores permitiram que a região pudesse permanecer em bandeira laranja.
“Temos de destacar o empenho dos prefeitos e equipes técnicas dos municípios que integram o Cisvale e a Amvarp para elaborar o recurso neste fim de semana, além do apoio da comunidade seguindo os protocolos de controle da Covid-19”, destacou o prefeito Carlos Gustavo Schuch. O chefe do Executivo explicou que a permanência na bandeira laranja garante que o comércio continue aberto e que as atividades não precisem ser reduzidas.
A bandeira laranja é válida até a próxima segunda-feira, 20. No entanto, ainda nesta sexta-feira, 17, o governo do RS deve divulgar uma nova prévia.
Jornalista:Guilherme Ubatuba Teixeira