PÁGINA INICIAL
+ 51 3655 9085
VALE VERDE
Sexta-feira, 29/03/2024
NOTÍCIAS
04.06.2020
Patram e Dept de Meio Ambiente já recolheram mais de 3 mil metros de redes irregulares em 2020

Abordagens ocorrem com frequência no Rio Jacuí
Guilherme Ubatuba Teixeira
A Patrulha Ambiental da Brigada Militar (Patram), com apoio do Departamento de Meio Ambiente (Dema) da Prefeitura de Vale Verde, recolheu mais de 3.300 metros de redes irregulares em 2020 no Rio Jacuí nas diversas investidas já realizadas. As ações ocorrem continuamente e já foram efetuadas mais de 25 abordagens em embarcações.

Durante elas, os membros da Patram e do Dema conferem os documentos do barco e a carteira de pesca amadora ou profissional dos ocupantes. “Também há uma orientação acerca da legislação, com o intuito de evitar a pesca predatória”, explicou o responsável pelo Departamento de Meio Ambiente Municipal, Rodrigo Klamt.

Segundo o prefeito Carlos Gustavo Schuch. “A luta pela defesa do meio ambiente é uma das mais importantes na nossa Administração. Além das ações contra a pesca irregular, diversas ações já foram tomadas, como recuperação de nascentes, plantio de árvores, incentivo à preservação das matas, dentre outras”, frisou Schuch.

Ainda de acordo com Klamt, as ações acontecem a partir de denúncias. “Todas as investidas têm o objetivo de desencorajar a pesca irregular, para que o pescador que está em dia com os documentos não se sinta prejudicado por aqueles que não estão. Essas iniciativas buscam melhorar o sustento desses trabalhadores, pois, sem a pesca irregular, os peixes se desenvolvem na hora certa e em maior quantidade, o que contribui para a subsistência dos pescadores”, concluiu Klamt.

Além dos artefatos de pesca são recolhidos barcos, motosserras, facões, anzóis, roupas camufladas, dentre outros.

Dema conta com barco e motor para fiscalizações

Para a realização das investidas e abordagens contra a pesca predatória, o Departamento de Meio Ambiente (Dema) da Prefeitura de Vale Verde, recebeu, em novembro de 2019, a doação um barco da marca Pety Brazil, modelo 600-S, e um motor da marca Yamaha, 25 HP. No mesmo dia também foram doados cinco coletes salva-vidas para a Patram.

As doações foram viabilizadas por empresários da região, empresa Aro Mineração, Sindicato das Empresas de Extração de Areia do Estado (Sindareia), Sociedade de Mineradores de Areia do Rio Jacuí (Smarja) e pela Rauber Minerais.
Jornalista:Guilherme Ubatuba Teixeira