PÁGINA INICIAL
+ 51 3655 9085
VALE VERDE
Quarta-feira, 24/04/2024
NOTÍCIAS
21.05.2020
Com a chuva, é preciso ter cuidado com água parada
Mosquito transmissor da dengue, zika, chikungunya e febre amarela pode se desenvolver nesses locais
Guilherme Ubatuba Teixeira
O mosquito Aedes aegypti, que é transmissor da dengue, chikungunya, febre amarela e zika, vive apenas por 30 dias. No entanto, os ovos conseguem permanecer até 450 dias em repouso e, caso encontrem água parada, podem se desenvolver. “É responsabilidade de todo cidadão evitar a proliferação dos mosquitos. Por isso, todo cuidado é pouco, até porque qualquer uma das doenças citadas pode causar o óbito da pessoa”, alerta o setor de Vigilância em Saúde da Secretaria de Saúde de Vale Verde.

O mosquito costuma picar nas primeiras horas da manhã e no fim da tarde. Ele tem preferência por água parada e limpa e é capaz de se desenvolver em qualquer local que acumule água, como em tampinhas plásticas ou metálicas, latas, garrafas, piscinas, plásticos, entre outros locais. De acordo com a Secretaria de Saúde, diversos trabalhos de pesquisa e prevenção são realizados em Vale Verde. Qualquer depósito, seja de lixo ou de outros materiais que acumular água, pode ser o vetor de transmissão do mosquito.

O período de incubação, que se refere ao tempo que o ovo transforma-se em larva, varia entre quatro e dez dias. Desta forma, sempre é importante revisar vasos de plantas, caixas d’águas e quaisquer outros locais que possam acumular água e servir para a proliferação dos mosquitos.

Os sintomas da doença são febre alta, manchas vermelhas no corpo e dores musculares e articulares, e, caso sinta algum dos sintomas acima, entre em contato com a Secretaria de Saúde pelo fone 3655-9094.

Como municípios vizinhos já possuem casos de dengue, é importante o uso de repelente, principalmente quando for para outra cidade. Além disso, para que continuemos sem casos em Vale Verde com o advento da chuva, temos de redobrar os cuidados com a água parada.
Jornalista:Guilherme Ubatuba Teixeira