PÁGINA INICIAL
+ 51 3655 9085
VALE VERDE
Sexta-feira, 29/03/2024
NOTÍCIAS
07.06.2019
Grupo América Sociedade Avícola inicia
investimento de 20 milhões no Município
Construções tiveram início nesta semana e estão sendo executadas por uma empresa de São Paulo
Claudio Froemming
Prefeitura concluiu no mês passado a terraplanagem dos seis módulos e abertura das ruas do maior empreendimento a ser concluído neste ano no município
O Grupo América Sociedade Avícola (ASA) iniciou nesta semana as construções das granjas que irão abrigar 25 mil aves fêmeas e 3,5 mil machos. O investimento será de R$ 20 milhões, e para isso, serão implantadas duas granjas na mesma área, obedecendo as distâncias regulamentares entre os núcleos preconizadas pela sanidade avícola do Brasil.

Conforme explica um dos sócios do grupo, Pedro Raul Malmann, a borda externa da granja precisa ter 100 metros até as cercas internas dos núcleos. A primeira granja será destinada à recria das aves. Será dividida em 2 núcleos, e cada um com dois aviários nas dimensões de 120 metros de comprimento por 15 de largura. As aves ficam nestes aviários até a idade de 20 semanas, quando serão transferidas aos aviários da granja 2.

A segunda granja será destinada às aves em produção dos ovos. Esta também será dividida, e neste caso, em 4 núcleos de 2 aviários com as dimensões de 155 metros de comprimento por 14 de largura. Neste local as aves ficam até a idade de 66 a 68 semanas e produzirão a cada ano cerca de 18,5 milhões de ovos férteis.

Cada uma das granjas, 1 e 2 terá uma barreira sanitária, onde qualquer pessoa para acesso precisa tomar banho e trocar de roupa e calçado. Cada núcleo também terá uma barreira sanitária, e para acesso, precisa passar por outro banho e novo tipo de roupa e calçado.

Nestas barreiras sanitárias os veículos que acessam a granja, caminhões e carros, entre outros, também passam por um banho e desinfeção, totalizando 8 barreiras sanitárias. Na granja 1 será construída uma casa de moradia para a família do encarregado e na granja 2 serão construídas duas moradias. Serão gerados mais de 20 empregos em diversos níveis de qualificação.

“A granja que está sendo implantada no Município, pertencente ao Grupo América Sociedade Avícola é formada por 38 colaboradores da Dália Alimentos. É uma parceria pública-privada em que o município de Vale Verde entra com a terraplanagem e infraestrutura viária, e o grupo ASA entra com a área de terras e as estruturas produtivas”, destacou Malmann.

O prefeito Carlos Gustavo Schuch disse que os investimentos que o município fez e ainda está fazendo na empresa, agora estão tomando forma. “Este é o momento em que a população vai entender todo o sacrifício feito em prol da instalação da América Sociedade Avícola, que é a maior empresa da história de Vale Verde. Sabemos que a população também foi afetada com a redução das manutenções nas estradas municipais, isso porque boa parte do maquinário das Obras estava trabalhando na terraplanagem. Mas não tinha outra escolha, ou fazíamos o sacrifício, ou não teríamos a Dália em Vale Verde”, enfatizou o prefeito.

“Não tínhamos outra escolha, ou cuidávamos das estradas, ou investíamos para garantir a vinda da Dália para Vale Verde. O sacrifício momentâneo vai valer a pena”, concluiu o prefeito.
Confira todas as fotos
Jornalista:Claudio Froemming